O que é Coaching:

Compartilhe

O COACHING É UMA PALAVRA EM INGLÊS QUE DEFINE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, PAUTADO EM DIVERSAS CIÊNCIAS E TÉCNICAS PARA APOIAR PESSOAS E EMPRESAS NO ALCANCE DE METAS, NO DESENVOLVIMENTO ACELERADO E EM SUA EVOLUÇÃO CONTÍNUA.
Nessa página você terá uma visão mais aprofundada sobre o que é Coaching, a origem do termo e como funciona. Há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês “coax”, que significa PERSUADIR.

O Que significa Coaching?

O termo Coaching é uma palavra em inglês que define um processo de desenvolvimento humano em que um instrutor (Coach) ajuda o seu cliente a potencializar os resultados positivos na vida pessoal e profissional.

Por ainda ser uma área não tão difundida no Brasil, é comum que as pessoas não saibam o que significa Coaching ou até confundam sua definição com autoajuda, terapia, mentoring e até mesmo com consultoria. No entanto, é necessário saber que se trata de um processo com foco 100% em solução e que visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento, seja com foco pessoal ou profissional.

História do Coaching

A história do coaching remonta a idade média, quando a palavra começou a ser utilizada para descrever os cocheiros, que eram os profissionais que conduziam as carruagens (coche) até seu destino.

O conceito de coaching mais próximo do atual surgiu por volta de 1830 na universidade de Oxford para definir um tutor particular, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria. Nessa página, você terá uma visão mais aprofundada sobre a história e a origem do coaching.

Origem do Coaching

Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, o modelo de coaching esportivo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios.

Durante os últimos trinta anos ou mais, o processo de coaching passou por uma modernização e importantes validações que comprovam sua eficácia. Quando começou a ser aplicado em algumas organizações, os benefícios foram notáveis e inegáveis no campo do aumento de performance humana, o que veio a maximizar os resultados de pessoas e organizações.

Este desenvolvimento por meio do coaching foi ainda mais necessário devido às rápidas mudanças de um mercado global. Então, simplesmente, modelos de coaching com base nos princípios da psicologia e da educação evoluíram para atender às novas necessidades das empresas e organizações em todo o mundo. Mesmo o observador casual vai notar que, agora, coaching para os pequenos empresários, empresas e instituições públicas está ampliando suas demandas em virtude de diversos cases de desenvolvimento já conhecidos pelo meio corporativo, e estes desenvolvimentos aconteceram em um ritmo extraordinário.

Sucesso em treinamento, nos dias de hoje, é transformar as pessoas. Além disso, o conceito de coaching expandiu-se para as grandes corporações e tornou-se o principal aliado no desenvolvimento de pessoas e culturas organizacionais, além de bem aceito e cada vez mais divulgado, o processo aplicado em empresas ficou conhecido como Coaching Executivo.

Esta é uma forma comprovada para apoiar pessoas que, por meio de técnicas, tornam-se mais eficazes em cargos executivos. E, além disso, devido aos êxitos incríveis que as corporações estão encontrando, o coaching está, agora, disponível para pequenas empresas através do que é normalmente referido como coaching de negócios.

Como se pode imaginar, os resultados recebidos pelos clientes de coaching têm sido muito amplos e comprovados em diversas áreas. Mas, mais importante, está comprovado, em vários estudos independentes, que o coaching proporciona um mais do que suficiente “retorno sobre o investimento”.

Como a profissão também entrou definitivamente para o mercado de pequenas e médias empresas, houve uma série de novos desafios. O modelo padrão de coaching com foco no desenvolvimento de competências tornado-se um excelente modelo de desenvolvimento com o principal objetivo de profissionalizar pequenas e médias empresas.

Como resultado desta evolução, alguns de nossos clientes passaram a pensar no coach como um personal trainer mental para os seus colaboradores e negócio. É por isso que estamos constantemente adicionando novos programas e serviços a fim de atender estes desafios e demandas.

Processo de Coaching

O processo de coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente) com foco no alcance de metas pessoais e/ou profissionais no qual o cliente tem apoio profissional embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento.

As normas pelas quais o processo de coaching é medido na SBcie reforçam e apoiam o desenvolvimento do coach (profissional), levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento humano, tais como neurociência e psicologia positiva, acompanhadas de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard que, hoje, servem como os principais pilares da metodologia.

O processo de certificação em coaching da SBcie certifica coaches (profissionais) que demonstram um entendimento perspicaz de seus clientes, de tal forma que permite um processo de apoio que, efetiva e comprovadamente, enfatiza as potencialidades de cada cliente.

A primeira parte do processo de certificação em coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9H às 19H, de a domingo.

Com o surgimento da pandemia covid-19 a SBcie tem ministrado o treinamento 100% online em aulas gravadas e também ao vivo.

Após a formação, o profissional Coach formado se torna Membro Vitalício da Sociedade Brasileira de Coaching e Inteligência Emocional.

O Profissional de Coaching (COACH)

Atua como um APOIADOR externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o coach (profissional) acompanha seu coachee (cliente), demonstrando interesse genuíno (as vezes chamado de carisma) para APOIAR os seus clientes de Coaching a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Além dessa definição, há outras interpretações sobre a função, o comportamento e as características de um coach.

Dependendo das circunstâncias, é possível que o coach precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender as necessidades de seus coachees.

Torne-se um Profissional Coach membro da SBcie!

Veja mais Postagens

Entre em contato:

Formulário de contato:

© 2021 Todos os Direitos Reservados a SBcie.